-
Arquitetos: Atelier Guy Architectes
- Área: 2000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Charles O’Hara
-
Fabricantes: Ceratec, Juste Du Pin, Norbec, Novo Béton, OlympiaTile+Stone, Prévost Architectural, Sloanstone, Starwall, Tarkett, Teknion
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2020, os arquitetos do Atelier Guy projetaram a nova sede e fábrica da Smartmill, empresa que concebe sistemas automatizados de última geração para a indústria de processamento de madeira. O principal objetivo do projeto era criar um volume com estrutura toda em madeira, alinhado com a visão da empresa, e oferecer espaços que fossem não apenas funcionais, mas também confortáveis, luminosos e amigáveis. A utilização de madeira e produtos locais em vários níveis do projeto testemunha a visão da empresa ao transpor de forma concreta os seus valores para a sua nova sede.
Esta nova instalação foi necessária para atender às crescentes necessidades da empresa e exigiu uma área de aproximadamente 2.000 metros quadrados. Servindo de vitrine para a inovação, o volume é dividido em um pavilhão administrativo voltado para a rua e um setor fabril que dá acesso ao quintal. A edificação está centrada em torno de um pátio ao ar livre repleto de vegetação permitindo que os espaços adjacentes se beneficiem de muita luz natural. De fato, a zona administrativa está dotada de grandes janelas que permitem uma ligação direta com o pátio exterior central. Além disso, os espaços de circulação ao longo das paredes transparentes que margeiam o pátio acentuam a sinergia entre o interior e o exterior. A escada arquitetônica, com as cores vibrantes da empresa, se estende pelo hall em dois pavimentos, dando acesso aos espaços de trabalho do pavimento superior. Banhados por luz natural, uma área de estar e um espaço de trabalho aberto também têm vista para o pátio. Os escritórios fechados da administração, salas de reunião, apoio, banheiros e salas técnicas são acomodados ao longo da extremidade da planta baixa. A área administrativa distingue-se pela transparência e leveza da sua estrutura desde a entrada até ao pátio interior. Composta por três grandes seções triangulares de elementos de madeira laminada colada, a estrutura oferece um vão livre de pilares, permitindo grande flexibilidade ao layout. Visível desde a rua, este projeto estrutural contribui para a assinatura arquitetônica do complexo, ao mesmo tempo em que ecoa sutilmente o logotipo da empresa.
O espaço fabril está ligado à zona administrativa diretamente pelo térreo. Ele consiste em uma cobertura em arco feita com longas treliças curvas de madeira laminada colada que foi projetada para obter o maior vão possível sem pilares. O impressionante espaço resultante permite que o piso esteja completamente livre para a produção. Possui pé-direito alto capaz de acomodar duas esteiras rolantes necessárias para as operações. A simplicidade do telhado de madeira e a integração de uma ampla janela horizontal na parte superior da oficina contribuem para a notável qualidade do ambiente de trabalho. A maior parte do revestimento das paredes externas é feita de cedro branco oriental, um material local, durável e de baixa manutenção. Em algumas partes da fachada foram adicionados painéis e sarrafos do mesmo material, conferindo à parede um acabamento mais texturizado e enriquecendo a fachada com a luz e sombras resultantes. Essas escolhas de projeto realmente mostram as diferentes facetas da madeira encontradas na nova sede da Smartmill.